Kepler estudou as observações do lendário astrônomo Tycho Brahe, e descobriu, por volta de 1605, que estas observações seguiam três leis matemáticas relativamente simples. Suas três leis do movimento planetário desafiavam a astronomia e física de Aristóteles e Ptolomeu[1]. Sua afirmação de que a Terra se movia, seu uso de elipses em vez de epiciclos, e sua prova de que as velocidades dos planetas variavam, mudaram a astronomia e a física.
O modelo de Kepler é heliocêntrico. Seu modelo foi muito criticado pela falta de simetria decorrente do fato do Sol ocupar um dos focos da elipse e o outro simplesmente ser preenchido com o vácuo.
Primeira Lei de Kepler : Lei das Órbitas Elípticas
-"O planeta em órbita em torno do Sol descreve uma elipse em que o Sol ocupa um dos focos".
Esta lei definiu que as órbitas não eram circunferências, como se supunha até então, mas sim elipses.
Segunda Lei de Kepler : Lei das Áreas
-A linha que liga o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais".
Esta lei determina que os planetas se movem com velocidades diferentes, dependendo da distância a que estão do Sol.
Periélio é o ponto mais próximo do Sol, onde o planeta orbita mais rapidamente.
Afélio é o ponto mais afastado do Sol, onde o planeta move-se mais lentamente.
Terceira Lei de Kepler : Lei dos tempos
"Os quadrados dos períodos de revolução dos planetas são proporcionais aos cubos dos eixos maiores de suas órbitas".
Ou seja, sendo T o período de revolução (ano do planeta) e D o eixo maior da órbita de um planeta, tem-se:
sendo que o K é constante.Esta lei indica que existe uma relação entre a distância do planeta e o tempo que ele demora para completar uma revolução em torno do Sol. Portanto, quanto mais distante estiver do Sol mais tempo levará para completar sua volta em torno desta estrela.
Descobertas posteriores :
A explicação física do comportamento dos planetas veio somente um século depois quando Isaac Newton foi capaz de deduzir as leis de Kepler a partir das hoje conhecidas como Leis de Newton e de sua Lei da gravitação universal, usando sua invenção do cálculo. É possível notar, de suas leis, que outros modelos de gravitação dariam resultados empíricos falsos[1].
Em 1687, Newton publicou os Principia, onde explica as forças que agem sobre os planetas devido à presença do Sol:
"Da primeira lei de Kepler que a força que age constantemente sobre o planeta tem sua linha de ação passando pelo Sol, para o qual é dirigida. Portanto o Sol tudo atrai. Da segunda que essa força é também inversamente proporcional ao quadrado da distância entre o Sol e o planeta. Ou seja, que quanto mais perto o planeta está maior é a força de atração do Sol. E da terceira que devido ao Sol, a força que age constantemente sobre o planeta, além de ser central, estar dirigida para o Sol e ser inversamente proporcional ao quadrado da distância, é diretamente proporcional à massa do planeta. O coeficiente de proporcionalidade não depende do planeta."
Na primeira Lei de Kepler; ele toma o Sol como referencial, todos os planetas movem-se em órbitas elípticas, localizando-se o Sol em dos focos da elipse descrita.
ResponderExcluirNa segunda Lei de Kepler;o segmento de reta traçado do centro de massa do Sol ao centro de massa de um planeta do Sistema Solar varre áreas iguais em tempos iguais. O ponto mais próximo do Sol chama-se periélio e o mais afastado, afélio.
Já na terceira Lei de Kepler;Essa lei estabele uma relação numérica entre os períodos dos planetas (ou satélites) e seus raios de órbita. Assim, quanto mais longe está um satélite do corpo que ele orbita, maior é o seu período de rotação (ele demora mais para dar a volta)
O texto "Leis de Kepler" vem firmar a contribuição do matemático e astrônomo alemão Johannes Kepler sobre a astronomia e a astrofísica.
ResponderExcluirKepler em seus estudos e observações, criou as três Leis do Movimento Planetário, cujo sua significância, desafiava a própria astronomia e a física, e por isso foi tão criticado.
Mas o reconhecimento das Leis de Kepler veio somente um século depois quando Isaac Newton foi capaz de deduzir tais leis a partir das hoje conhecidas como Leis de Newton e de sua Lei da Gravitação Universal, usando sua invenção do cálculo.
Achei este texto bem intereçante,pois Kepler foi um astronomo muito importante.Alem de ter criado três leis do movimento planetário que desafiavam a astronomia e a fisica de Aristóteles e Ptolomeu,estabeleceu de forma definitiva como os planetas se movem em torno do Sol.Foi discípulo e assistente do astrônomo dinamarquês Tycho Brahe e herdou os registros das pacientes e precisas observações de seu mestre,que permitiram após muito estudo e trabalho,a criação de suas leis.Após ler este texto de Johannes Kepler,passei a entender melhor suas leis,me foi muito útil.Entendi que na lei das órbitas,os planetas descrevem órbitas elípticas em torno do Sol,que ocupa um dos focos da elipse descrita.Na lei das áreas,o segmento imaginário que une o centro do Sol e o centro do planeta varre áreas proporcionais aos intervalos de tempo dos percursos.E na lei dos períodos,o quadrado do período de revolução de cada planeta é
ResponderExcluirproporcional ao cubo do raio médio respectiva órbita.Sendo T o período do planeta,isto é,o intervalo de tempo para ele dar uma volta completa em torno do Sol,e r a medida do semi-eixo maior de sua órbita (denominado raio médio),a Terceira Lei de Kepler permite escrever: T2=K r3
A constante de proporcionalidade K só depende da massa do Sol.
Valeu galera do blog de FÍSICA da 1M1,aprendi muito hoje ta.Brigadão
Fui....
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirKepler foi um dos principais astrônomos e descobriu que as observações do astronomo Tycho Brache seguiam três leis matemáticas.
ResponderExcluirPrimeira lei: O planeta girando em torno do sol apresenta um eclipse aonde o sol ocupa um dos focos principais.
Segunda lei:Essa lei determina que os planetas se movimentam com velocidades diferentes,de acordo com a distância que estão do sol.
Terceira lei:Relação entre a diatância do planeta e o tempo que ele demora para percorrer uma volta entre o sol.Quanto mais distante o sol estiver mais tempo gastará para completar a volta em torno da estrela.
A primeira lei diz q o planeta girando em torno do sol apresenta um eclipse aonde o sol ocupa um dos focos;
ResponderExcluira segunda diz q a lei determina que os planetas se movimentam com velocidades diferentes;
e a terceira diz que a relação entre a distância do planeta e o tempo q ele demora para pecorrer uma volta entre o sol!
O planeta em óbita em torno do sol descreve uma elipse em q em q o sol ocupa um dos focos.
modelo de Kepler é heliocêntrico e de modelo foi muito crticado pela falta de simetria decorrente do fato do sol ocupar um dos focos da elipse e outro simlismente ser preenchido com o vácuo!
A primeira lei diz q o planeta girando em torno do sol apresenta um eclipse aonde o sol ocupa um dos focos.
ResponderExcluirA segunda diz q a lei determina que os planetas se movimentam com velocidades diferentes.
Terceira lei diz q relação entre a diatância do planeta e o tempo que ele demora para percorrer uma volta entre o sol.Quanto mais distante o sol estiver mais tempo gastará para completar a volta em torno da estrela.
Johannes Kepler foi um matemático e astrônomo alemão que foi discípulo de Tycho Brahe-um astrônomo que realizou medições de notável precisão-utilizando os dados colhidos por seu mestre,descreveu,de modo singelo e preciso,os movimentos planetários,que são as Leis de Kepler.
ResponderExcluirA primeira lei é das órbitas que diz que tomando o Sol como referencial,todos os planetas movem-se em órbitas elípticas, localizando-se o Sol em dos focos da elipse descrita.A segunda lei é das áreas,no qual o
segmento de reta traçado do centro de massa do Sol ao centro de massa de um planeta do Sistema Solar varre áreas iguais em tempos iguais.E por ultimo,a terceira lei que é a dos períodos,que para qualquer planeta do sistema solar o quociente entre o cubo do raio médio(r)da órbita e o quadrado do período de revolução(T)em torno do Sol é constante.T é o período de revolução do planeta em torno do Sol(intervalo de tempo também chamado de ano do planeta).
Esse texto vem a mostrar as 3 leis de Kepler. A primeira lei defini que as órbitas não eram circunferências, como se supunha até então, mas sim elipses.
ResponderExcluirA segunda lei afirma que os planetas se movem com velocidades diferentes, dependendo da distância a que estão do Sol.
A terceira lei indica que existe uma relação entre a distância do planeta e o tempo que ele demora para completar uma revolução em torno do Sol. Portanto, quanto mais distante estiver do Sol mais tempo levará para completar sua volta em torno desta estrela.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirprimeira lei:que o Sol oculpa o lugar principal do universo e todos os planetas giram em torno do Sol apresentando um eclipse
ResponderExcluirsegunda lei:os planetas giram em velocidades diferentes
terceira lei:relaçao entre a distancia do planeta e o tempo que ele demora para percorrer uma volta entre o Sol.
Kepler estudou as observaçoes do lendario astronomo Tycho Brahe,e descobriu por volta de 1605, que estas observaçoes seguiam tres leis matematicas relativamente simples.Suas tres leis do movimento planetario desafiavam a astronomia e a fisica de Aristoteles e Ptolomeu.Sua afirmaçao de que a terra se movia,seu uso de elipses em vez de epiciclos,e sua prova de que as velocidades dos planetas variavam,mudaram a astronomia e a fisica.
ResponderExcluirEm 1596,Kepler publicou Mysterium Cosmographicum,onde expos argumentos favoraveis as hipoteses heliocentricas.Em 1609 publicou Astronomia Nova...De Motibus Stellae Martis,onde apresentou as tres leis do movimento dos planetas,que hoje levam seu nome:
◘Os planetas descrevem orbitas elipticas,com o sol num dos focos.
◘O raio vetor que liga o planeta ao sol descreve areas iguais em tempos iguais
◘Os quadrados do periodo de revoluçao(T)sao proporcionais aos cubos das distancias medias (a)do sol aos planetas.T²=Ka³,onde K é uma contante de proporcionalidade.
Johannes Kepler foi um matemático e astrônomo cuja principal contribuição a astronomia e astrofísica foram as três leis do movimento planetário: As leis Órbitas Elpipticas, Leis das Áreas e Lei dos Tempos.
ResponderExcluirSua afirmação de que a terra se movia, seu uso de elipses em vez de epiciclos, e sua prova de que as velocidades dos planetas variavam, mudaram a astronomia e a física.
Kepler desvendou o mistério achando as três leis e Newton foi quem dedusziu, concluiu, com sua explicação física do comportamento dos planetas.
Newton publicou a primeira lei, que a força que age constantemente sobre o planeta tem sua linha de ação passando pelo sol, para o qual é dirigida. Portanto o sol tudo atrai.
Da segunda que essa força é também inversamente proporcional ao quadrado da distância entre o sol e o planeta. E da terceira que devido ao sol, a força que age constantemente sobre o planeta, além de ser central, estar dirigida para o Sol e ser inversamente proporcional ao quadrado da distñacia, é diretamente proporcional à massa do planeta. O coeficiente de proporcionalidade não depende do planeta.
☻Um planeta se move descrevendo uma orbita eliptica tendo o sol como um dos focos
ResponderExcluir☻A linha q liga o sol ao planeta varre areas iguais em intervalos de tempos iguais
☻E constante para todos os planetas a razao entre o tempo(t)que o planeta leva para dar uma volta completa em torno do sol elevado ao quadrado e raio(r) medio de sua orbita elevada ao cubo.
25 de Agosto de 2009 19:37
ResponderExcluirlauriane disse...
Achei muito interessante,pois Kepler descreveu os movimentos dos planetas de nosso sistema solar tomando o sol como referencia.
Primeira lei:todo planeta gira em torno do sol,descrevendo uma forma eliptica e ocupa um dos focos.
Segunda lei:A reta que une um dos planetas ao sol varre as areas iguais em tempos iguais.
Terceira lei:Os periodos de revoluçao dos planetas sao proporcionais aos cubos dos raios e suas orbitas.
Entao é isso,achei bastante interessante e dificil,mas pesquizei e cheguei a minha conclusao.
Valeu gente!!
BeijOoOs!!!♥
Lauriane:)
Kepler foi um brinlhante matemático e astronomo tendo um papel muito importante quando criou as três leis do movimento planetario ,suas ideias eram totalmente contraria as ideias de Aristoteles ,mesmo com tamanhas contribuições suas ideias foram criticadas As leis de kepler diz que o planeta orbita em torno do Sol em elipse ,e que o Sol varre areas iguais em tempos iguais , e que o planeta orbita em velocidade diferentes de acordo com a distacia que esta do Sol
ResponderExcluirPoderia ter umas imagens para facilitar .
ResponderExcluirOs dados colhidos por Tycho Brahe, cuidadosamente tabelados, constituíram a base do trabalho que foi desenvolvido, após sua morte, por seu discípulo, o astrônomo alemão Johannes Kepler.
ResponderExcluirO trabalho de Kepler teve êxito, tendo descoberto as três leis do movimento dos planetas.
1°lei= Um planeta se move descrevendo uma órbita elíptica tendo o Sol como um dos focos.
2°lei= A linha que liga o Sol ao planeta varre áreas iguais em intervalos de tempo iguais.
3° lei = O quadrado do período de revolução de cada planeta é
proporcional ao cubo do raio médio respectiva órbita. Sendo T o período do planeta, isto é, o intervalo de tempo para
ele dar uma volta completa em torno do Sol, e r a medida do
semi-eixo maior de sua órbita (denominado raio médio), a Ter-
ceira Lei de Kepler permite escrever:
T² = K r³
A constante de proporcionalidade K só depende da massa do Sol.
Johannes Kepler (1571 – 1630) foi um matemático e astrônomo alemão cuja principal contribuição à astronomia e astrofísica foram as três leis do movimento planetário.
ResponderExcluirA primeira lei de Kepler diz:Todo planeta descreve uma órbita elíptica ao redor do Sol, estando este num dos focos da elipse.
A segunda lei de Kepler diz:A linha que liga o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais".
Esta lei determina que os planetas se movem com velocidades diferentes, dependendo da distância a que estão do Sol.Quanto mais perto do sol,orbitam mais rapidamente(Periélio)Quanto mais distantes,mais lentamente(Afélio)
A terceira lei de Kepler diz: Os quadrados dos períodos orbitais dos planetas são proporcionais aos cubos dos semi-eixos maiores das órbitas.As leis de Kepler não se aplicam somente aos planetas orbitando o Sol, mas a todos os casos em que um corpo celestial orbita um outro sob a influência da gravitação -- luas orbitando planetas, satélites artificiais orbitando a Terra ou outros corpos do sistema solar, e mesmo estrelas orbitando outras estrelas.
Sua afirmação de que a Terra se movia, seu uso de elipses em vez de epiciclos, e sua prova de que as velocidades dos planetas variavam, mudaram a astronomia e a física.
Johannes Kepler (1571 – 1630) foi um matemático e astrônomo alemão cuja principal contribuição à astronomia e astrofísica foram as três leis do movimento planetário.
ResponderExcluirExistem 3 leis que são :
A primeira : Os planetas descrevem órbitas elípticas em torno do Sol, que ocupa um dos focos da elipse descrita.
A segunda : O segmento imaginário que une o centro do Sol e o centro do planeta varre áreas proporcionais aos intervalos de tempo dos percursos.
A terceira : O quadrado do período de revolução de cada planeta é
proporcional ao cubo do raio médio respectiva órbita.Sendo T o período do planeta, isto é, o intervalo de tempo para ele dar uma volta completa em torno do Sol, era medida do semi-eixo maior de sua órbita (denominado raio médio), a Terceira Lei de Kepler permite escrever:
T² = Kr³
A constante de proporcionalidade K só depende da massa do Sol.
É um texto q relata as contribuições de Johannes Keppler para a astronomia.Achei interessante suas descobertas para a época a primeira descobre que os planetas orbitam em torno do sol a,segunda éligada a primeira fala que os planetas tem velocidades diferentes em orbitar em torno do sol, a terceira pode se dizer que é uma fórmula matemática relacionando os palnetsa o sol e o tempo.
ResponderExcluirKeppler propiciou com seus estudos à novas descobertas posteriores como as leis de Newton.
Aprendi que Keppler foi umastrônomo muito importante sobre tudo quenós os seres humanos sabemos do espaço!
As leis de Kepler são muito interessante pois,no séc 16, o astrônomo polonês Nicolaus Copernicus trocou a visão tradicional do movimento planetário centrado na Terra por um em q o Sol está no centro e os planetas giram em torno deste em órbitas circulares. Embora o modelo de Copérnico estivesse mtu próximo de predizer o movimento planetário corretamente, existiam discrepâncias. Isto ficou particularmente evidente para o planeta Marte, cuja órbita havia sido medida com grande precisão pelo astrônomo dinamarquês Tycho Brahe.
ResponderExcluirO problema foi resolvido pelo matemático alemão Johannes Kepler, que descobriu q as órbitas planetárias ñ eram círculos, mas elipses. Kepler descreveu o movimento planetário por três leis. Cada uma destas leis está ilustrada por uma demonstração interativa.
1° Lei: Cada planeta revolve em torno do Sol em uma órbita elíptica, com o Sol ocupando um dos focos da elipse.
2° Lei: A linha reta que une o Sol ao planeta varre áreas iguais em intervalos de tempo iguais.
3° Lei: Os quadrados dos períodos orbitais dos planetas são proporcionais aos cubos dos semi-eixos maiores das órbitas (P2=ka3).
As leis de Kepler ñ se aplicam somente aos planetas orbitando o Sol, mas a todos os casos em q um corpo celestial orbita um outro sob a influência da gravitação -- luas orbitando planetas, satélites artificiais orbitando a Terra ou outros corpos do sistema solar, e mesmo estrelas orbitando outras estrelas.
a primeira de kepler fala das orbitas
ResponderExcluira segunda lei de kepler fala das areas varriadas pelo raio vetor e a terceira fala do quadrado dos periodos de revoluçao dos planetas sao proporcionas aos cubos de sua distancia media ao sol
elipse com o sol localizado em um dos focos sao descritos como orbitos dai surgi a primeira lei kepler
ResponderExcluira segunda lei refere se a areas varriadas pelo raio vetor
a terceira lei conhecida com lei dos periodos.os periodosde revolucao dos planetas sao proporcionas aos cubos da sua distancia media ao sol
O astrônomo Tycho Brahe (1546-1601) realizou medições de notável precisão. Johannes Kepler (1571-1630), discípulo de Tycho Brahe, utilizando os dados colhidos por seu mestre, descreveu, de modo singelo e preciso, os movimentos planetários.
ResponderExcluir1.a Lei:
– Tomando o Sol como referencial, todos os planetas movem-se em órbitas elípticas, localizando-se o Sol em dos focos da elipse descrita.
2.a Lei:
– O segmento de reta traçado do centro de massa do Sol ao centro de massa de um planeta do Sistema Solar varre áreas iguais em tempos iguais.
3a lei:
O quadrado do período de revolução de cada planeta é
proporcional ao cubo do raio médio respectiva órbita.
Kepler foi um astronomo muito importante, criou as tres leis do movimento planetario cuja desafiava a astronomia e a fisica por isso foi tao perseguido e criticado,mas depois de um seculo recebeu o seu devido reconhecimento.
ResponderExcluir-Carol vargas !
JOHANNES KEPLER FOI UM ASTRÔNOMO MATEMÁTICO ALEMÃO QUE CONTRIBUIU PARA AS TRÊS LEIS DO MOVIMENTO PLANETÁRIO.A PRIMEIRA LEI RELATA QUE O PRIMEIRO PLANETA EM TORNO DO SOL DESCREVE UMA ELIPSE EM QUE O SOL OCUPA UM DOS FOCOS.A SEGUNDA LEI DETERMINA QUE OS PLANETAS SE MOVEM COM VELOCIDADES DIFERENTES DEPENDENDO DA DISTÂNCIA QUE ESTÃO DO SOL.NA TERCEIRA LEI QUE OS PERÍODOS DE REVOLUÇÃO DOS PLANETAS SÃO PROPORCIONAIS AOS CUBOS DOS EIXOS MAIORES DE SUAS ÓRBITAS.T É O PERÍODO DE REVOLUÇÃO E D O EIXO MAIOR DA ÓRBITA DE UM PLANETA.
ResponderExcluirTycho Brahe foi um grande astrônomo,e durante a sua vida acumulou uma quantidade muito grande de observações dos planetas. Brahe convidou o matemático Johannes Kepler para auxiliar seus dados observacionais,e após árduos estudos Kepler resumiu o seu trabalho na forma de 3 leis que são:1)A órbita de cada planeta ao redor do Sol é uma elipse com o Sol num dos
ResponderExcluirfocos.2)O raio vetor Sol-planeta varre iguais áreas em iguais intervalos de tempo.3)A razão dos quadrados dos períodos de quaisquer dois planetas é igual à razão
dos cubos de suas distâncias média ao Sol.
Dwillian Cunha!disse :preste atenção galera!:
ResponderExcluir>A primeira afirma q os planetas do sistema solar giram ao redor do sol e descrevem órbitas elípticas,aproximadamente circulares.
Já a segunda:a velocidade do movimento se adapta a posição do planeta na curva elíptica de modo uniforme,ainda q não constante.
E para completar a terceira :a lei estabelece uma proporção fixa entre o raio da órbita e o tempo q o planeta leva para descrevê-la.
Entendeu galera!!
Johannes Kepler foi um grande matemático e astrônomo,sua aúrea contribuição à astronomia e astrofísica foram as três leis do movimento planetário:Lei das Órbitas Elípticas,Lei das Áreas e a Lei dos Tempos.
ResponderExcluirA primeira,a Leia das Órbitas Elípticas definiu que as órbitas não eram circuferências e sim elipses.Sua segunda lei a das Áreas definiu que os planetas se movem com vlocidade diferentes,dependendo da distância a que estão do Sol.A terceira lei,Lei dos Tempos relata que entre a distância do planeta e o tempo que ele demora para completar uma revolução em torno do Sol,com isso,pode-se dizer que quanto mais distante estiver do Sol maior será seu tempo para completar uma volta emtorno dele.
As leis de Kepler desvrevem os movimentos dos planetas de nosso Sistema solar, tomando o Sol como referencial.
ResponderExcluir* Primeira Lei ou Lei das Órbitas=Os planetas descrevem órbitas elípticas em torno
do Sol, que ocupa um dos focos da elipse descrita Resumindo, a lei das órbitas elípticas dos planetas é uma consequência do tipo de força que atua entre os planetas e o Sol. Newton mostrou que as únicas órbitas possíveis para um corpo interagindo gravitacionalmente com outro são as secções cônicas: círculo, elipse, parábola ou hipérbole, nomes dados por Apolônio de Perga.
Um círculo pode ser pensado como uma elipse com e = 0 e a = b. Uma parábola pode ser pensada como uma elipse com e = 1 e a = $ \infty$. Uma hipérbole pode ser pensada como uma elipse com e > 1 e a < 0.
Se o corpo tiver movimento periódico, como os planetas, sua trajetória será circular ou elíptica; se o movimento for não periódico, como é o caso de alguns cometas e asteróides, a trajetória será parabólica ou hiperbólica. O fator decisivo sobre o tipo de órbita é a energia do sistema. A órbita circular é a de menor energia possível.
* Segunda Lei ou Lei das Áreas= O segmento imaginário que une o centro do Sol e o
centro do planeta varre áreas proporcionais aos inter-
valos de tempo dos percursos. Como a conservação do momentum angular (3) prova que h é uma constante, dA/dt é uma constante, que é a lei das áreas. A lei das áreas de Kepler é portanto um consequência direta da lei de conservação do momentum angular.
* Terceira Lei ou Lei dos Período O quadrado do período de revolução de cada planeta é
proporcional ao cubo do raio médio respectiva órbita.
Sendo T o período do planeta, isto é, o intervalo de tempo para
ele dar uma volta completa em torno do Sol, e r a medida do
semi-eixo maior de sua órbita (denominado raio médio), a Ter-
ceira Lei de Kepler permite escrever: A formula
"T2 = K r3"
A constante de proporcionalidade K só depende da massa do Sol.
Desta forma fica demonstrado que as tres leis de Kepler podem ser deduzidas das leis de Newton.
A "constante" de Kepler depende portanto da soma das massas dos corpos. No caso dos planetas do sistema solar, que orbitam o Sol, esta soma é praticamente igual à massa do Sol e, portanto, aproximadamente constante. Na secção (Newton) vimos como a 3a lei de Kepler na forma derivada por Newton é usada para determinar massas de corpos astronômicos.
1°) Qualquer planeta gira em torno do sol,a sua órbita tem o formato de um elipse,da qual o sol,ocupa um dos focos da elipse.
ResponderExcluir2°) A reta que une o sol aos planetas "varre"
áreas iguais em tempos iguais.
A velocidade de um planeta é maior quando ele está mais próximo do sol.
3°) Os quadrados dos períodos de revolução dos planetas são proporcionais aos cubos dos raios de sua órbita.
Muito boas essas leis,pois sem elas não saberíamos tantas coisas que sabemos,e só DEUS sabe,quanto tempoo nossos conhecimentos físicos estariam atrasados.
Prmeira lei:Osplanetas descrevem elipticas com o sol num dos focos.
ResponderExcluirSegunda lei:Oraio vetor que liga o paneta ao sol descreve areas igausis em tempos iguais.
Terceira lei:Os quadrsdos dos periodos da revoluçao(T) sao proporcionais ao cubo das
distancias (a)media do sol aos planetas .