Um ponto qualquer sobre a superfície da Terra move-se continuamente em torno do eixo da Terra com uma frequência de uma volta por dia. Isto significa que um satélite geoestacionário tem que se mover com a mesma velocidade angular. Os satélites artificiais existentes descrevem as mais diversas órbitas. Grande parte dos satélites não são geoestacionários e descrevem várias órbitas por dia. Como é que é possível colocar satélites em órbita com velocidades orbitais distintas? A resposta está na altitude a que os satélites são colocados e na velocidade inicial que lhes é imprimida. Quanto mais alta for a órbita de um satélite menor é a sua velocidade angular.
A altitude para se colocar o satélite é de 35.786 km, onde a força centrífuga e a força centrípeta do planeta se anulam.
Note-se que, se a Terra fosse perfeitamente esférica, a única posição geoestacionária seria sobre o equador. No caso real, a assimetria na distribuição das massas entre os hemisférios faz com que os satélites geoestacionários devam ser posicionados fora do equador
Além disso, a irregularidade do campo gravitacional terrestre, junto com perturbações orbitais (tanto gravitacionais, como as atrações da Lua e do Sol, quanto forças não-inerciais, como a pressão da radiação solar) obrigam que a posição seja periodicamente corrigida, através de manobras orbitais.
GOES-8, um satélite geoestacionário :

Vários países no mundo possuem satélites geoestacionários, de forma que o planeta todo pode ser observado: 2 satélites dos Estados Unidos (Goes-W sobre o Pacífico e Goes-E sobre Amazônia, cobrindo Pacífico oriental e o continente americano); 2 da União Européia (em 0o de latitude, 0o de longitude, permitindo ver o Atlântico, a África e a Europa; outro sobre o Índico); Índia (um que observa os oceanos Índico e Pacífico e a Índia); Federação Russa (um sobre o Índico); um do Japão (Pacífico ocidental). Outros satélites permanecem em órbita sem funcionar, esperando seu momento. Os satélites têm seu sistema de propulsão que permite deslocá-los até uma posição mais adequada. Por exemplo, durante alguns anos a União Européia "emprestou" um Meteosat aos Estados Unidos, alocando-o sobre o Brasil, enquanto um Goes-E era preparado para essa missão.
Estes satélites dispõem de sensores em vários comprimentos de onda ("canais"), permitindo detectar diferentes características da atmosfera e da superfície da Terra. A abertura do ângulo de visada de um sensor é muito pequeno, para poder enxergar apenas uma área de alguns quilômetros de extensão. Para enviar informação sobre o planeta, usualmente giram em torno de seu próprio eixo (o que mantém seu equilíbrio), ao mesmo tempo que "varrem" a superfície da Terra ("scanning"). Os milhões de informações obtidas são transmitidos a uma estação de controle em terra, que os processa e envia de novo ao satélite em diversos formatos.
Achei muito interessante,pois Kepler descreveu os movimentos dos planetas de nosso sistema solar tomando o sol como referencia.
ResponderExcluirPrimeira lei:todo planeta gira em torno do sol,descrevendo uma forma eliptica e ocupa um dos focos.
Segunda lei:A reta que une um dos planetas ao sol varre as areas iguais em tempos iguais.
Terceira lei:Os periodos de revoluçao dos planetas sao proporcionais aos cubos dos raios e suas orbitas.
Entao é isso,achei bastante interessante e dificil,mas pesquizei e cheguei a minha conclusao.
Valeu gente!!
BeijOoOs!!!♥
Lauriane:)
Os satélites geoestacionários possuem a mesma velocidade angular que a Terra, permitindo que ele sempre fique sobre o mesmo ponto do planeta.Eles são muito úteis porque enxergam quase que a metade do planeta,sempre do mesmo ponto.Estes satélites dispõem de sensores em vários comprimentos de onda,permitindo detectar diferentes características da atmosfera e da superfície da Terra.Eles são muito importantes.
ResponderExcluirOs satelites Geoestacionarios são satélites equatorial que fica permanentemente sobre a linha do Equador a uma atitude de cerca 35.800 km. Ele tem o mesmo sentido de rotação da Terra e assim sua excentricidade da orbita e nula , assim sempre permanece acima de um ponto e á mesma distancia da Terra.
ResponderExcluirO satelite geoestacionario na realidade nao e ''estacionario'' em relação a Terra , porque nao fica por um longo tempo em um unico ponto, move-se variandoa posiçao em relação a Terra e com movimentos vinculados a diferentes fatores.
Numa orbita geoestacionaria o satelite pode observar uma região circular com um raio que varia de aproximadamente 50º até 70º de latitude .
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUm satelite geoestacinario e qualquer satelite que colocado em uma orbita geoestacionaria.Satelites em orbitas geoestacionaria mantem uma posiçao constante em relaçao a superficie da Terra.Se um satelite em orbita geoestacionaria esta em um certo lugar acima da terra,sua latitude fica zero e sua longitude permanece constante.
ResponderExcluirSatelites geoestacinarios sao cumumente usados na comunicaçao e as intemperies de observaçao
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSATÉLITES GEOESTACIONÁRIOS
ResponderExcluirOs satélites são ditos geoestacionários quando estes são colocados em uma órbita circular em torno da terra tal que a sua velocidade de rotação seja a mesma da terra, ou seja, para um observador na terra o satélite comporta-se como se estivesse estacionário em um determinado local no céu.
De acordo com a lei de Kepler, o período orbital de um satélite varia conforme o raio da órbita elevado à potência 3/2, desta forma satélites colocados a uma altitude de aproximadamente 36000Km apresentam um período de 24 horas, girando assim a mesma velocidade da terra.
Para a comunicação com este tipo de satélite as estações de terra podem utilizar antenas fixas, antenas estas que apresentam um pequeno custo de operação e manutenção em relação às móveis.
Os satélites geoestacionários são satélites que se encontram parados relativamente a um ponto fixo sobre a terra, são utilizados como satélites de comunicações e por isso de observação de regiões específicas da Terra.
ResponderExcluirOs satélites artificiais, existentes descrevem as mais diversas órbitas. É possível colocar satélites em órbita com velocidade orbitais distintas pela altitude a que os satélites são colocados e na velocidade inicial que lhes é imprimida.
Vários países no mundo possuem satélites geoestacionário, de forma que o planeta todo pode ser observado. Os satélites têm seu sistema de propulsão que permite deslocá-los até uma posição mais adequada.
Estes satélites dispõem de sensores em vários comprimentos de ondas, permitindo detectar diferentes características da atmosfera e da superfície da Terra.
As informações obtidas são transmitidas a uma estação de controle em terra, que os processa e envia de novo ao satélite em diversos formatos.
Por isso a grande importância dos satélites.
Um satélite geoestacionario é qualquer satelite que é colocado en uma orbita geoestacionaria,eles manten uma posição constante em relação a superfecie da terra.
ResponderExcluirEm outras palavras, se um satelite em orbita geoestacionaria, esta em lugar acima da terra,ela permanecera no mesmo local acima da terra.Sua latitude fica zero e sua longitude permanece constante.Em contraste com a orbita geoestacionaria,orbita media e low earth orbit satelites constantemente mudar suas posiçôes em relação a Terra. Um unico satelite geoestacionario dara cobertura ao longo de cerca de 40 por cento do planeta.Esses satelite são muito usados para as comunicações e as inteperies de observação.Esses satelites movem-se com mesma velocidade angular da terra.
Satelite gestacionario sâo satelites que sâo imoveis sobre um ponto fixo sobre a Terra ,é tambem faz uma uma comparaçâo com os satelites artificiais e as diferenças expostas foram de que um tem de se mover pois sofre problemas com gravidade e radiação do Sol( satelite artificial)
ResponderExcluirLauriane
ResponderExcluirGostei bastante do assunto apesar de não entender muito sobre isso,mas é importante saber que um satélite geoestacionário é qualquer satélite que é colocado em uma órbita geoestacionária. Satélites em órbita geoestacionária mantem uma posição constante em relação à superfície da Terra.
OBS:André desconsidere o cometario que está neste texto falando sobre a Lei de Keple, que comentei no local errado. Atenciosamente Lauriane
Uma vez que é preciso analisarmos propriedades angulares mais do que as lineares, no movimento circular são introduzidas propriedades angulares como o deslocamento angular, a velocidade angular e a aceleração angular. No caso do MCU existe ainda o período, que é propriedade também utilizada no estudo dos movimentos periódicos.
ResponderExcluirO deslocamento angular (indicado por \,\! \varphi) se define de modo similar ao deslocamento linear. Porém, ao invés de considerarmos um vector deslocamento, consideramos um ângulo de deslocamento. Há um ângulo de referência, adotado de acordo como problema. O deslocamento angular não precisa se limitar a uma medida de circunferência (\,\! 2 . \pi); para quantificar as outras propriedades do movimento circular, será preciso muitas vezes um dado sobre o deslocamento completo do móvel, independentemente de quantas vezes ele deu voltas em uma circunferência. Se \varphi for expresso em radianos, temos a relação
Para caucularmos a velocidade no M.C.U faremos avaliaçoes de espaço dividida pela valiaçao de tempo !
Mas quando tratamos de um corpo em um unoco eixo temos uma velocidade constante sobre uma reta,ja a velocidade linear varia de acordo com um raio!
Os satélites geoestacionários Um ponto qualquer sobre a superfície da Terra move-se continuamente em torno do eixo da Terra com uma frequência de uma volta por dia. Isto significa que um satélite geoestacionário tem que se mover com a mesma velocidade angular. Os satélites artificiais existentes descrevem as mais diversas órbitas. Grande parte dos satélites não são geoestacionários e descrevem várias órbitas por dia. Como é que é possível colocar satélites em órbita com velocidades orbitais distintas? A resposta está na altitude a que os satélites são colocados e na velocidade inicial que lhes é imprimida. Quanto mais alta for a órbita de um satélite menor é a sua velocidade angular.
A altitude para se colocar o satélite é de 35.786 km, onde a força centrífuga e a força centrípeta do planeta se anulam.
Os satélites geoestacionários são muito úteis porque enxergam quase que a metade do planeta, sempre desde o mesmo ponto. Fornecendo imagens a cada meia hora, permite observar o movimento de nuvens sobre o planeta, e portanto de frentes e de furacões. Estes satélites dispõem de sensores em vários comprimentos de onda ("canais"), permitindo detectar diferentes características da atmosfera e da superfície da Terra. A abertura do ângulo de visada de um sensor é muito pequeno, para poder enxergar apenas uma área de alguns quilômetros de extensão. Para enviar informação sobre o planeta, usualmente giram em torno de seu próprio eixo (o que mantém seu equilíbrio), ao mesmo tempo que "varrem" a superfície da Terra ("scanning"). Os milhões de informações obtidas são transmitidos a uma estação de contrôle em terra, que os processa e envia de novo ao satélite em diversos formatos. A continuação, o satélite envia estes dados para que estações receptoras possam transformá-las em imagens. Falando com outras palavras o satélite geoestacionário é basicamente qualquer satélite que é colocado em uma órbita geoestacionária. Satélites em órbita geoestacionária mantêm uma posição constante em relação à superfície da Terra.
ResponderExcluir-Dayane Oliveira ;D
Os satélites de comunicação são na sua grande maioria do tipo Geoestacionários.
ResponderExcluirSão assim denominados por serem colocadas em uma órbita sobre o equador de tal forma que o satélite tenha um período de rotação igual ao do nosso planeta Terra, ou seja, 24 horas. Com isso a velocidade angular de rotação do satélite se iguala à da Terra .É um satélite que é utilizado para comunicações e para observar sempre uma determinada região pelo fato de não se mover pois acompanha o movimento terrestre, normalmente fica na região proxima ao equador pelo fato da terra não ser uma esfera perfeita.Os satélites geoestacionários são muito úteis porque enxergam quase que a metade do planeta, sempre desde o mesmo ponto.
Andreia Filgueiras '')
Satélites geoestácionarios,como o próprio nome diz,são satélites que se encontram parados em um ponto fixo sobre a Terra,geralmente utilizados como satélites de comunicações e observações.
ResponderExcluirEstes satélites movem-se com a mesma velocidade angular que a Terra e dispõem de sensores que permitem detectar diferentes caracteristicas da atmosfera e de sua superficie.
Daí a sua importancia para o desenvolvimento proteção do planeta.
(OBS: eu ja avisa postado esse comentario,mas algum individuo o excluiu,intão a aparencia com qualquer outro comentario ja feito é mera conhecidencia.Obrigado)
eu entendi , que tipo os satelites geoestácionarios são os satelites que ficam em um ponto fixo sobre a linha do equador , o satelite tem de ser colocado num lugar onde a força centripeta e a força centrifuga do planeta os anulam.
ResponderExcluirSe a Terra fosse perfeitamente redonda, a única posição geoestacionária seria sobre o equador. No caso , a assimetria na distribuição das massas entre os hemisférios faz com que os satélites geoestacionários devam ser posicionados fora do equador.
-Pedrim ;D
( Postei outro coment aqui no satelite pq o outro fiko ruim "/ )
Os satélites geostacionários são utilizados como satélites de comunicações e de observação de regiões específicas.A superfície da Terra move-se continuamente em torno do eixo da Terra com uma frequência de uma volta por dia. Isto significa que um satélite geoestacionário tem que se mover com a mesma velocidade angular.
ResponderExcluirEsse texto relata como são e como funcionam os satélites geoestacionários.Eles ficam parados em um ponto fixo sobre a terra,são lançados no espaço e ficam graças a altitude acompanhando os satélites artificiais,quanto maior for a órbita menor será sua velocidade angular.o texto explica q a terra não é totalmente esférica porque se fosse poderia haver apenas um único satélite sobre a linha do equador.
ResponderExcluirEsses satélites fazem a função de enviar informações para países q o possuam.
O texto é muito bom pude aprender como funcionam um tipo de satélite!
O satélite geoestacionário é chamado assim porque gira na mesma velocidade da Terra e fica “estacionado” sobre um mesmo ponto do planeta, numa órbita alta em volta do equador, a cerca de 36 mil quilômetros de altitude.
ResponderExcluirComo usa uma tecnologia mais complexa que a de satélites de sensoriamento remoto, que ficam em órbitas baixas (a menos de mil quilômetros), seu custo também é mais elevado.
É usado, por exemplo, em telecomunicações e transmissão de TV por assinatura.
Os satélites geoestacionários são satélites que se encontram parados relativamente a um ponto fixo sobre a Terra, geralmente sobre a linha do equador. Como se encontram sempre sobre o mesmo ponto da Terra, os satélites geostacionários são utilizados como satélites de comunicações e de observação de regiões específicas da Terra. Note-se que um satélite que não é geoestacionário nunca está sobre a mesma zona da Terra e por isso não pode ser utilizado para observar em permanência a mesma região.
ResponderExcluirUm ponto qualquer sobre a superfície da Terra move-se continuamente em torno do eixo da Terra com uma frequência de uma volta por dia. Isto significa que um satélite geoestacionário tem que se mover com a mesma velocidade angular. Os satélites artificiais existentes descrevem as mais diversas órbitas. Grande parte dos satélites não são geoestacionários e descrevem várias órbitas por dia. Como é que é possível colocar satélites em órbita com velocidades orbitais distintas? A resposta está na altitude a que os satélites são colocados e na velocidade inicial que lhes é imprimida. Quanto mais alta for a órbita de um satélite menor é a sua velocidade angular.
ResponderExcluirOs satélites geoestacionários são muito úteis porque enxergam quase que a metade do planeta, sempre desde o mesmo ponto. A figura ao lado mostra um exemplo de distribuição de temperaturas (mais brilhante quanto mais frio, mais escuro quanto mais quente). Fornecendo imagens a cada meia hora, permite observar o movimento de nuvens sobre o planeta, e portanto de frentes e de furacões.
ResponderExcluirUm satélite a 800 km de altitude se desloca com uma velocidade de 28.000 km/h, completando uma órbita em 100 minutos. Quanto maior a altitude de um satélite, maior deve ser sua velocidade, mas o seu período orbital também é maior... A uma altitude de 37.000 km, esse período é igual a 24 horas e está girando com a mesma velocidade angular que a Terra. Portanto, ele está sempre sobre o mesmo ponto do planeta: para um observador à superfície é como se ele não se deslocasse! Este tipo de satélite denomina-se de geoestacionário.
-CAROL VARGAS SATELITES GEOESTACIONÁRIOS ELES NAO SE DESLOCAM,MANTEM SEMPRE UMA MESMA POSIÇAO FIXA SOBRE A TERRA.UMA DE SUAS FUNÇOES É FORNECER IMAGENS PARA UMA CENTRAL AQUI NA TERRA.ISSO FOI UM RESUMO DO Q EU ENTENDI.
ResponderExcluirOs satélites geoestacionários encontram-se parados relativamente a um ponto fixo sobre a Terra.Isso acontece porque possuem a mesma velocidade angular que o planeta.São utilizados como satélites de comunicações e de observação do movimento de nuvens,e portanto de frentes e de furacões.Enxergam quase que a metade do planeta e dispõem de sensores em vários comprimentos de onda,que é o que permite detectar as diferentes características da atmosfera terrestre.Para enviar informação sobre o planeta,usualmente giram em torno de seu próprio eixo(o que mantém seu equilíbrio),e ao mesmo tempo coletam mais e mais informações que após serem obtidas são transmitidas a uma estação de contrôle em terra,que as processa e envia de novo ao satélite em diversos formatos.O satélite envia estes dados para que estações receptoras possam transformá-las em imagens.
ResponderExcluirSão colocados na altura da linha do Equador à uma altitude de 35800 Km.Esta posição permite-lhes girar em redor da Terra à mesma velocidade que esta gira em redor do seu eixo de rotação.Assim,os satélites permanecem sempre no mesmo ponto da superfície da Terra e vêem sempre a mesma porção do globo(42% da superfície terrestre).São utilizados como satélites de comunicações e de observação de regiões específicas da Terra.
ResponderExcluirOs satélites geoestaticos posuem a mesma velocidade angular que a terra por isso eles encontranse parados num ponto unico.
ResponderExcluirEles sao utilizados para comunicaçao.
Eles consegem enxergar quase a metade do planeta.
Eles sao postos na altura da linha do equador.
Uma de suas maiores funçoes e foenecer imagens.
Os satélites geoestacionários são satélites que se encontram parados a um ponto fixo da Terra,geralmente sobre a linha do Equador.São utilizados como satélites da comunicações e de observação específica da Terra.Um satélite geoestacionário tem que se mover com a mesma velocidade angular.A altitude para se colocar o satélite é de 35.786Km,onde a força centrífuga e a força centrípeta do planeta se anulam.Vários países do mundo possuem satélites geoestacionários.Estes satélites dispõem de sensores em vários comprimentos de onda,permitindo detectar diferentes características da atmosfera e da superfície da Terra.
ResponderExcluirSatélite Geoestacionário são satélites que se encontram parados em um ponto fixo da Terra,geralmente sobre a linha do equador.Os satélites geoestacionários são muito utilizados como satélites da Terra.Um satélite geoestacionário tem que se mover com a mesma velocidade angular,isso porque um ponto qualquer sobre a superfície da Terra move-se continuamente em torno do eixo da Terra.No mundo vários países já possuem satélites geoestacionários.Estes satélites dispõem de sensores em vários comprimentos de ondas ,ou seja,canais.O ângulo de visada de um sensor é muito pequeno ,ele pode apenas enxergar uma área de alguns quilômetros de extensão.Para enviar informações sobre o planeta e manterem seu equilíbrio eles giram em torno de seu próprio eixo.As milhões de informações obtidas são transmitidas a uma estação em terra,essa estação processa as informações e as mandade novo para o satélite.
ResponderExcluirOs Satélites Geoestacionários ficam sempre parados em um ponto sobre a terra e esse ponto geralmente e a linha do equador.
ResponderExcluirUm ponto qualquer sobre a superfície da Terra move-se continuamente em torno do eixo da Terra com uma frequência de uma volta por dia.Isto significa que um satélite geoestacionário tem que se mover com a mesma velocidade angular.
A altitude para se colocar o satélite é de 35.786 km, onde a força centrífuga e a força centrípeta do planeta se anulam.
Estes satélites servem para retransmitir dados, sinais de televisão,maioria dos satélites de telecomunicações são satélites geoestacionários. Ta ai oq eu entendi
Satélite Geoestacionário
ResponderExcluirEsse satélite,sempre quando olhado de certos pontos parece estar parado.Pois o período de sua rotação é igual ao pe´rido de rotação do planeta Terra.
Dwillian Cunha
ResponderExcluirSatélite Geoestacionário.
Um satélite geoestacionário é qualquer satélite que é colocado em uma órbita geoestacionária,sendo úteis porque enxergam quase que a metade do planeta, sempre desde o mesmo ponto,fornecendo imagens a cada meia hora, permitindo observar o movimento de nuvens sobre o planeta, e portanto de frentes e de furacões.
Um satélite geoestacionário é qualquer satélite que é colocado em uma órbita geoestacionária. Satélites em órbita geoestacionária manter uma posição constante em relação à superfície da Terra.
ResponderExcluirFazer isso por satélites geoestacionários orbitam a Terra cerca de 22.300 milhas acima do equador. Este caminho é chamado de órbita Clarke Belt, em honra de Arthur C. Clarke.
Em outras palavras, se um satélite em órbita geoestacionária está em um certo lugar acima da Terra, ela permanecerá no mesmo local acima da terra. Sua latitude fica no zero e sua longitude permanece constante.
Quais as vantagens e desvantagens da utilização de um satélite geoestacionário no monitoramento das atividades agrícolas?
ResponderExcluir