Aos 23 anos de idade, Newton havia desenvolvido suas famosas leis do movimento, derrubando de vez as idéias de Aristóteles que dominaram as grandes mentes por 2000 anos.
A primeira lei é o estabelecimento do conceito de inércia, proposto antes por Galileu. A segunda lei relaciona a aceleração à sua causa, a força. A terceira lei é a bem conhecida 'Lei da Ação e Reação'. Essas três leis apareceram em um dos mais importantes livros: o Principia de Newton.
1ª Lei de Newton
Até o início do século XVII, pensava-se que para se manter um corpo em movimento era necessária uma força atuando sobre ele. Essa idéia foi totalmente revirada por Galileu, que afirmou: "Na ausência de uma força, um objeto continuará se movendo em linha reta e com velocidade constante".
Galileu chamou de Inércia a tendência que os corpos apresentam de resistir à uma mudança em seu movimento.
Alguns anos mais tarde, Newton refinou a idéia de Galileu e a tornou sua primeira lei, também conhecida como Lei da Inércia:
"Todo corpo continua em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme, a menos que uma força atue sobre ele".
Assim, se ele está em repouso continuará em repouso; se estiver em movimento, continuará se movendo em linha reta e com velocidade constante.
Ex:

Quando o cavalo freia subitamente, a pessoa é arremessada.
Veja o exemplo da pessoa cavalgando. Quando o cavalo pára subitamente, a pessoa que estava em movimento tende a continuar seu movimento, sendo lançada para frente. Este exemplo também ilustra a importância do uso do cinto de segurança em um automóvel. Seu corpo está solto dentro do automóvel, assim qualquer movimento brusco, como em uma batida, onde o automóvel irá parar subitamente, seu corpo será lançado, tendendo a continuar o movimento que possuía antes. O cinto é a maneira de prender seu corpo ao banco do carro.
2ª Lei de Newton
A primeira lei explica o que acontece com um corpo quando a resultante (soma vetorial) de todas as forças externas que atuam sobre ele é zero: o corpo pode tanto permanecer em repouso quanto continuar movendo-se em linha reta com velocidade constante. A segunda lei explica o que acontece com um corpo quando aquela resultante não é zero.
Imagine que você está empurrando um caixa sobre uma superfície lisa (pode-se desprezar a influência de qualquer atrito). Quando você exerce uma certa força horizontal F, a caixa adquire uma aceleração a. Se você aplicar uma força 2 vezes maior, a aceleração da caixa também será 2 vezes maior e assim por diante. Ou seja,a aceleração de um corpo é diretamente proporcional à força resultante que atua sobre ele.
Entretanto, a aceleração de um corpo também depende da sua massa. Imagine, como no exemplo anterior, que você aplica a mesma força F em um corpo com massa 2 vezes maior. A aceleração produzida será, então, a/2. Se a massa for triplicada, a mesma força aplicada irá produzir uma aceleração a/3. E assim por diante. De acordo com esta observação, conclui-se que:
A aceleração de um objeto é inversamente proporcional à sua massa.
Ex:

1. A força da mão acelera a caixa
2. Duas vezes a força produz uma aceleração duas vezes maior
3. Duas vezes a força sobre uma massa duas vezes maior, produz a mesma aceleração original
Essa lei pode ser expressa matematicamente como:

Quando a massa é dada em Kg e a aceleração, em m/s2, a unidade de força será kg.m/s2, chamada de Newton (N).
3ª Lei de Newton
A terceira lei estabelece que, quando dois corpos interagem, a força que o corpo 1 exerce sobre o corpo 2 é igual e oposta à força que o corpo 2 exerce sobre o corpo 1:
F12 = - F21
(Repare que a expressão acima é vetorial. Ou seja o vetor F12 é igual a menos o vetor F21).
Esta lei é equivalente a dizer que as forças semrpe ocorrem em pares, ou que uma única força isolada não pode existir. Neste par de forças, uma é chamada de ação, e a outra, de reação.
A forças de ação e reação são iguais em intensidade (módulo) e direção, mas possuem sentidos opostos. E sempre atuam em corpos diferentes, assim nunca se anulam.
Como exemplo, imagine um corpo em queda livre. O peso (P = m × g) deste corpo é a força exercida pela Terra sobre ele. A reação à esta força é a força que o corpo exerce sobre a Terra, P' = - P. A força de reação, P', deve acelerar a Terra em direção ao corpo, assim como a força de ação, P, acelera o corpo em direção à Terra. Entretanto, como a Terra possui uma massa muito superior à do corpo, sua aceleração é muito inferior àquela do corpo (veja a 2a Lei).
Primeira lei de Newton
ResponderExcluirINERCIA
Um corpo que está em movimento, tende a continuar em seu estado de movimento em linha reta e velocidade constante. E um corpo que está em repouso tende a continuar em repouso. Primeira Lei de Newton ou Princípio da Inércia ;A partir das idéias de inércia de Galileu, Isaac Newton enunciou sua Primeira Lei :
"Todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas a ele".
Segunda lei de Newton (ou Princípio Fundamental da dinâmica):O segundo princípio consiste em que todo corpo em repouso precisa de uma força para se movimentar e todo corpo em movimento precisa de uma força para parar. O corpo adquire a velocidade e sentido de acordo com a força aplicada. Ou seja, quanto mais intensa for a força resultante, maior será a aceleração adquirida pelo corpo. A força resultante aplicada a um corpo é diretamente proporcional ao produto entre a sua massa inercial e a aceleração adquirida pelo mesmo . Se a força resultante for nula ( F = 0 ) o corpo estará em repouso (equilíbrio estático) ou em movimento retilíneo uniforme (equilíbrio dinâmico)
Terceira lei de Newton (Lei da Ação e Reação)
Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto à força que A aplicou em B.
"Para cada ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade."
Andreia Filgueiras : )
Primeira Lei: Inércia, é baseada na enunciada por Galileo, embora Galileo não tenha realmente chegado ao conceito de inércia. Em ausência de forças externas, um objeto em repouso permanece em repouso, e um objeto em movimento permanece em movimento, ficando em movimento retilíneo e com velocidade constante. Esta propriedade do corpo que resiste à mudança, chama-se inércia.
ResponderExcluirSegunda Lei: Lei da Força, relaciona a mudança de velocidade do objeto com a força aplicada sobre ele. A força líquida aplicada a um objeto é igual à massa do objeto vezes a aceleração causada ao corpo por esta força. A aceleração é na mesma direção da força.
Terceira Lei: Ação e Reação, estabelece que se o objeto exerce uma força sobre outro objeto, este outro exerce uma força igual e contrária.
Newton pôde explicar o movimento dos planetas em torno do Sol, assumindo a hipótese de uma força dirigida ao Sol, que produz uma aceleração que força a velocidade do planeta a mudar de direção continuamente.
Nome:Rodrigo Soares Nº:31
1° Lei de Newton, é a lei da Inércia, ou seja o corpo não sofre aceleração.O corpo está em movimento retílineo uniforme se não estiver nenhuma força atuando sobre esse corpo.
ResponderExcluirUm exemplo que eu aprendi com essa lei foi a importância de se usar um cinto de segurânça dentro de um carro que o movimento que o carro faz num acidente está diretamente ligado a essa lei de Newton.
2° Lei de Newton é a lei da força é a lei diretamente ligada ao descobrimento do nosso peso P=M.g Massa vezes gravidade descobre o peso dos corpos onde o peso sempre aponta para o interior do planeta.
3°Lei de Newton, Lei da ação e reação!
Para mim essa lei é a mais interessante onde toda ação tem uma reação
Ex:Um carro vai andando numa pista e de repente o motorista se distrai bate num poste , o poste também bate nele com a mesma força q sofreu o impacto.Ou seja um corpo atua sobre o outro com a mesma força!
A 1ºLei de Newton:
ResponderExcluir"Todo corpo continua em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme, a menos que uma força atue sobre ele".
Ou seja,tomando-se um ônibus com seus passageiros em movimento numa rua,seus passageiros mesmo estando parados,estão em movimento,mesmo sem exercer qualquer esforço.Por causa do movimento do ônibus,quando o mesmo freia bruscamente,os passageiros continuam seu movimento,até que se acabe a ação do movimento do ônibus sobre seus corpos.
A 2ª Lei de Newton:
A aceleração de um corpo é diretamente proporcional à força resultante que atua sobre ele.
Entretanto, a aceleração de um corpo também depende da sua massa.
Quando queremos mover algo,aplicamos uma força sobre ele para que se mova,a sua movimentação depende da força que aplicamos,se o seu valor for menor que o valor da massa do objeto,não haverá movimenro algum,até que se exerça uma força maior sobre esse corpo.
A 3ª Lei de Newton:
Para cada força que um corpo exerce sobre outro corpo distinto,ele recebe deste outro corpo uma reação de força de mesmo valor,intensidade mas de sentido oposto.
1° Lei De Newton é a lei da Inércia,o corpo está em M.R.U sem aceleração a menos,que uma força atua sobre ele.
ResponderExcluirEX: Caso de uma moto bater em um poste.
2° Lei De Newton é a lei da força,a massa,a aceleração são diretamente proporcional P=m.g
Massa vezes gravidade para descobrirmos nosso peso,q sempre apointa para o centro do planeta.
3° Lei De Newton é a lei da Ação e Reação. Toda açaõ tem uma reação.Quando por exemplo você bate na parede,a parede bate de volta em você.
O corpo atua sobre o outro com a mesma força.
Primeira:
ResponderExcluirum corpo que esteja em movimento ou em repouso,tende a manter seu estado inicial.Na ausência de forças ,um corpo em repouso continua em repouso,e um corpo em movimento continua em movimento em linha reta e com velocidade constante.
Segunda:
A resultante das forças que agen num corpo é igual ao produto de sua massa pela aceleraçãp adquirida.Que ao atuar uma resultante de forças não -nulas sobre um corpo, este corpo ficará sugeito a ação de uma aceleração.
Terceira:o principio da ação e reação contitui a terceira lei de Newton .Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, recebera deste uma força de msm intencidade , msm direção e sentido oposto a força que aplicou em B.